31/08/2021 às 10h23min - Atualizada em 31/08/2021 às 10h23min

Brasil é responsável por 38% do mercado de carne bovina na China

Os primeiros seis meses de 2021 o Brasil foi responsável por 38% da carne bovina consumida pelo mercado chinês, informa o site CarneTec. O levantamento é feito pelo Robobank.


O analista do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, no podcast do banco Foco no Agronegócio, divulgado na segunda-feira (30), revela que “no ano passado, o Brasil já era o maior exportador de carne bovina pra China, representava cerca de 31% do total. Quando a gente olha os dados parciais, até julho deste ano, no acumulado, o Brasil já aumentou para 38%”.


Ele ressalta que as exportações de carne para a China estão no seu melhor momento para os países da América Latina. O motivo é o crescimento do consumo no mercado do país asiático.


Um dos motivos para o avanço na importação chinesa pode ser o reforçou nos controles sanitários na importação de carnes durante a pandemia. Com isso, diz CaneTec, houve uma redução substancial de compra de carne por canais “informais”. A fiscalização abriu ainda mais as portas para os países exportadores de carne bovina da América do Sul. Brasil, Argentina e Uruguai são responsáveis por 74% da carne bovina importada consumida na China, ainda segundo o levantamento do Rabobank.


“É uma participação muito forte, que deve se manter, principalmente esse tipo de demanda por carnes mais baratas, que é basicamente o tipo de carne que Brasil e Argentina ofertam pra China”, disse Yanaguizawa ao CarneTec.


O cenário fica melhor ainda quando “abre oportunidades também, em termos de entrada, para um maior acesso para cortes mais premiums. Vale lembrar que mesmo representando 74% de todo volume importado da China de carne bovina, em termos de faturamento, os outros 26% do volume, que são carnes mais premiums, têm um faturamento maior”, conclui.


O Rabobank estima que a China consumir 800 mil toneladas até 2025.


Da Redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.