15/01/2025 às 11h03min - Atualizada em 15/01/2025 às 11h03min
Dólar cai para R$ 6,04 com inflação moderada nos EUA
Mercado financeiro reage ao dado abaixo das expectativas sobre inflação ao produtor norte-americano
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação O mercado financeiro brasileiro registrou um dia de trégua nesta terça-feira (14), após a divulgação de dados da inflação ao produtor nos Estados Unidos. A notícia, que mostrou uma inflação abaixo das expectativas, foi suficiente para pressionar a cotação do dólar para baixo, levando a moeda americana a fechar a R$ 6,046, uma queda de 0,85%. Com esse desempenho, o dólar acumula uma desvalorização de 2,14% no ano, atingindo seu segundo menor valor de 2025 e o mais baixo desde o dia 9 de janeiro.
A bolsa de valores, por sua vez, apresentou um comportamento mais volátil, com o índice Ibovespa, da B3, encerrando o dia com alta de 0,25%, aos 119.299 pontos. Durante a sessão, o indicador alternou momentos de altas e quedas, mas consolidou sua valorização no final do pregão, impulsionado por ações de mineradoras e bancos.
A inflação ao produtor nos Estados Unidos, que ficou em 0,2% em dezembro, surpreendeu positivamente o mercado. Esse dado fortaleceu as expectativas de que o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, possa reduzir os juros básicos do país ainda neste semestre, algo que estimula a migração de capitais para economias emergentes, como o Brasil.
A possibilidade de corte nas taxas de juros nos Estados Unidos teve um impacto direto nos mercados financeiros globais, favorecendo o fluxo de investimentos para países com maiores rendimentos, como o Brasil.