Projeções da consultoria Safras & Mercado apontam que o Brasil poderá exportar 4,3 milhões de toneladas de carne bovina em equivalente carcaça até 2030. A estimativa para 2025 já é animadora, com previsão de 4 milhões de toneladas, consolidando o país como um dos maiores exportadores mundiais do produto.
Em 2024, o Brasil alcançou um recorde histórico, exportando 3,1 milhões de toneladas, número que representa um aumento de 26% em relação a 2023. Os dados, compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) a partir de informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), reforçam o protagonismo do país no mercado internacional.
A produção de carne bovina também seguirá em alta. Em 2030, a Safras & Mercado projeta uma produção total de 10,4 milhões de toneladas, superando as 10 milhões previstas para 2025. No mercado interno, a oferta deverá chegar a 6,1 milhões de toneladas, enquanto os abates poderão atingir 36,8 milhões de cabeças no mesmo período.
De acordo com Fernando Iglesias, consultor da Safras & Mercado, o ciclo pecuário brasileiro enfrentará oscilações. "A exemplo de 2025, em 2030 o setor deve vivenciar outro período de queda no ciclo pecuário, mantendo a dinâmica histórica da pecuária nacional", explicou.