O Brasil consolidou sua posição de destaque no mercado global ao registrar um recorde nas exportações de carne de frango em 2024. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram embarcadas 5,29 milhões de toneladas no ano, um aumento de 3% em relação a 2023. A receita totalizou US$ 9,9 bilhões, 1,3% a mais que no ano anterior.
“O saldo do ano confirma as expectativas da ABPA e aponta novos patamares estabelecidos em médias mensais de embarques, superando 440 mil toneladas”, destacou Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Entre os principais mercados importadores estiveram a China (562,2 mil toneladas), Emirados Árabes Unidos (455,1 mil t) e Japão (443,2 mil t). O Paraná liderou entre os estados exportadores, com 2,17 milhões de toneladas, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As projeções para 2025 são otimistas, com estimativa de crescimento para até 5,4 milhões de toneladas exportadas, reafirmando o vigor e a competitividade da carne de frango brasileira no mercado internacional.