08/01/2025 às 11h13min - Atualizada em 08/01/2025 às 11h13min

​Cadeia produtiva do algodão enfrenta desafios em 2025

Maior oferta global e demanda estagnada pressionam cotações

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Mapa
Após o desempenho recorde de 2024, a cadeia produtiva do algodão inicia 2025 com novos desafios. De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o cenário global aponta para um aumento da produção superior à demanda, além de custos crescentes que não têm sido acompanhados pelos preços de venda previstos para a nova temporada.
 
Outros fatores complicam o panorama. A economia mundial deve crescer em ritmo semelhante ao de 2024, os preços do petróleo estão em patamares inferiores aos de um ano atrás – favorecendo as fibras sintéticas – e os contratos futuros de algodão indicam estabilidade para este ano.
 
No Brasil, as cotações da pluma podem enfrentar pressão devido à maior oferta, aos estoques de passagem elevados e à demanda retraída, reflexo do tímido crescimento econômico global.

Por outro lado, há elementos que podem sustentar os preços, como a valorização do dólar frente ao real, que impulsiona a competitividade das exportações brasileiras no mercado internacional. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.