20/12/2024 às 09h16min - Atualizada em 20/12/2024 às 09h16min
Verão promete chuvas de até 1.100 mm no centro-oeste e norte
Estação começa neste sábado com previsão de precipitações acima da média em algumas áreas e calor intenso em todo o país
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução O verão no Hemisfério Sul terá início no próximo sábado (21) às 6h20 (horário de Brasília), e se estenderá até 20 de março de 2025. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período será marcado por chuvas frequentes, com volumes acima de 400 mm em quase todo o Brasil, embora as regiões Norte e Centro-Oeste possam registrar acumulados que variam entre 700 mm e 1.100 mm.
Os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no país são a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que atua no Sudeste e Centro-Oeste, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que influencia as precipitações no Norte e Nordeste. Enquanto isso, no Sul, há previsão de chuvas abaixo da média, exceto no leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina.
No entanto, o calor será predominante em todas as regiões. As temperaturas devem ficar acima da média histórica, especialmente no Nordeste e Norte, onde a alta pode superar 1°C. As áreas litorâneas e regiões com chuvas mais intensas também precisam ficar atentas a possíveis eventos extremos, comuns no período chuvoso.