14/11/2024 às 15h31min - Atualizada em 15/11/2024 às 08h30min

Embrapa lança ferramenta capaz de fazer a análise bioeconômica que estima ganhos ou perdas financeiras aos produtores

Novo software vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro

Gestão Robusta
Foto: Manuela Bergamim
Auxiliar pecuaristas e técnicos no uso da cultivar BRS Estribo de capim-sudão, gerando laudos financeiros a partir de indicadores fornecidos pelos produtores. Este é um dos objetivos do EstriboSim, ferramenta digital desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul (RS), em parceria com a Lotus Web Systems.

A nova ferramenta fornece o lucro mais provável, valores de risco e uma análise tríplice de cenários bioeconômicos da utilização dessa variedade, amplamente cultivada há mais de dez anos na Região Sul. Na avaliação do pesquisador da Embrapa, Vinícius Lampert, o software oferece mais agilidade na tomada de decisão durante o planejamento forrageiro, pois faz os cálculos a partir dos valores fornecidos pelos produtores.

“A pecuária enfrenta desafios complexos, uma vez que suas margens são muito dependentes do custo, preço e produtividade, sendo influenciadas principalmente pelo mercado, fertilidade do solo, manejo eficiente das pastagens e desempenho animal”, relata Lampert.
Segundo ele, ferramentas inovadoras, como o EstriboSim, podem se tornar essenciais para proporcionar mais segurança e previsibilidade dos retornos produtivos e financeiros nas fazendas. “Os cenários de lucro da cultivar são efetuados de forma prática e simplificada, sem papel e caneta, mas com uma ferramenta digital na palma da mão”, avalia.

Como funciona o software
A ferramenta calcula cenários de lucro operacional efetivo potencial por hectare, considerando três variáveis principais: custo da pastagem (R$/hectare), preço de comercialização do animal (R$/kg peso vivo) e produtividade (kg peso vivo/hectare). A partir dessas informações, o software web faz uma análise, apresentando os possíveis resultados bioeconômicos da implantação dessa pastagem em diferentes sistemas de produção.

Ele acrescenta ainda que o software também faz uma análise tríplice de cenários bioeconômicos que simula três situações diferentes para cada parâmetro inserido, ajudando a identificar as combinações de preço, custo e produtividade que resultam em lucro ou prejuízo.
"Esta é uma funcionalidade muito importante, pois a simulação permite que os produtores visualizem de forma clara e objetiva, como diferentes cenários podem impactar seus resultados financeiros. Com isso, eles podem tomar decisões mais assertivas, reduzindo riscos ao prever o lucro em função das variáveis informadas”, destaca Lampert.

Acessibilidade
Desenvolvido para ser acessível, a ferramenta possui uma interface amigável, facilitando o uso por produtores com pouca familiaridade tecnológica, apresentando resultados em uma matriz colorida intuitiva. Desempenhos lucrativos são destacados em verde, situações de equilíbrio em amarelo e prejuízos em vermelho.

Segundo Lampert, abordagem visual permite identificar diferentes estratégias e pontos que requerem ajustes, facilitando significativamente o processo de tomada de decisão pelo produtor. Outra funcionalidade da ferramenta é a indicação de fatores para a obtenção de lucro, utilizando essa forrageira, como a produtividade mínima, o custo máximo de implantação e o preço mínimo da comercialização.

Segundo o pesquisador, ao software permite uma análise rápida dos cenários bioeconômicos e acurácia nos cálculos, utilizando variáveis críticas para fornecer uma estimativa do lucro operacional. Para isso, é essencial que o produtor insira informações de referência sobre produtividade, custos e preços esperados.

Com base nesses dados, o EstriboSim gera laudos personalizados que auxiliam na implementação das melhores práticas de manejo. Embora atualmente o software web seja específico para a cultivar BRS Estribo, Lampert vê como próximo passo a adaptação da ferramenta para outras cultivares e tecnologias.

“Nosso objetivo é expandir a aplicabilidade do EstriboSim, tornando-o um sistema ainda mais versátil e útil no setor agropecuário, abrangendo uma gama mais ampla de cultivares e tecnologias”, arremata Lampert.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.