Alimentação balanceada e equilibrada melhora o desempenho dos bovinos no ganho de peso

Dieta também impacta na reprodução

André Luiz Casagrande
08/11/2024 10h26 - Atualizado há 4 meses
Alimentação balanceada e equilibrada melhora o desempenho dos bovinos no ganho de peso
Foto: reprodução
Esses animais, a exemplo dos seres humanos, também precisam de uma alimentação balanceada e equilibrada para poder ter uma vida saudável. Essa afirmação significa que, para uma performance positiva, seja no ganho de peso, na fertilidade ou até mesmo na manutenção e subsistência da vida do bovino, ele precisa ingerir nutrientes tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Segundo Luiz Vezozzo, gestor da Harvest Agro, não adianta oferecer “palha” aos bovinos e esperar que eles apresentem ganho de peso.

Considerando que atualmente há pastagens deficitárias em nutrientes importantes como fósforo, potássio, zinco e, para equilibrar os diferentes nutrientes na dieta do gado, Vezozzo afirma que há tecnologias disponíveis com diferentes níveis de complexidade e qualidade, que, por consequência entregam também diferentes níveis de resultado.

“O sal mineral, por exemplo, muito utilizado, é uma forma de oferecer aos bovinos uma complementação de alguns minerais essenciais. Porém, as situações em que os pastos estão degradados, esse complemento não é suficiente, devido aos baixos níveis nutricionais ofertados pela pastagem, o que se resume também em um desequilíbrio nutricional”, argumenta.

Tecnologia à disposição do produtor

De acordo com o gestor, por conta dos recursos naturais no Brasil, como sol, clima favorável e tipo de solo, o sistema produtivo predominante no Brasil, na bovinocultura, é através de pastagens. “Assim, para oferta equilibrada de nutrientes aos bovinos, é necessário, principalmente, pastos abundantes (vigor), com alto nível nutricional. A tecnologia foliar da Harvest Agro vem justamente preencher essa lacuna”, enfatiza.

Para resolver essa situação, levando em conta que cada fazenda tem sua particularidade, tipo de solo, manejo e realidades diferentes, Vezozzo menciona que a tecnologia desenvolvida pela empresa pode ser utilizada, independente dessas variáveis. “O programa Pasto Forte é uma solução que pode ser ajustada às questões operacionais de cada fazenda. Foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a produtividade da fazenda de forma muito simples”, relata.

Conforme o especialista, a deficiência de nutrientes como fósforo, potássio e zinco pode ser identificada através da análise bromatológica do capim, que pode ser feita em laboratórios de empresas especializadas ou de universidades.

O déficit nutricional também pode comprometer a taxa de reprodução, pois as matrizes tendem a demorar mais tempo para ciclar e podem não entram no cio. “Da mesma forma quando olhamos para produtividade relacionada ao ganho de peso dos bovinos, os índices de fertilidade também são comprometidos quando há deficiência nutricional.

“Aliás, a reprodução é a primeira a ser afetada negativamente quando a nutrição é escassa. Da mesma forma, a oferta quantitativa e qualitativa de pastagens é a forma mais viável de manter os índices reprodutivos em níveis ideais. O programa da Harvest Agro aumenta os níveis nutricionais da pastagem de forma prática e eficiente, beneficiando os índices de fertilidade do rebanho”, diz o especialista.

Para o aumento da produção de capim de qualidade, a empresa criou o Programa Pasto Forte da Harvest Agro, que visa melhorar os níveis nutricionais, tanto da planta (pasto) quanto do rebanho. “Através da tecnologia embarcada nos produtos foliares da empresa, a absorção e a translocação dos nutrientes nas plantas ocorrem de forma mais eficiente, o que garante um melhor aproveitamento desses elementos pela pastagem, promovendo seu crescimento, rebrota, enraizamento, além de melhorar o índice nutricional da MS, entre outros benefícios”, destaca.

“Ao final, o rebanho é o grande beneficiário dessa tecnologia, que além de ter pastos com maior disponibilidade de massa, estará ingerindo capim ou grama com maior nível nutricional”, conclui.

Tags »
Notícias Relacionadas »