31/10/2024 às 09h22min - Atualizada em 31/10/2024 às 09h22min

Portos do arco norte exportam 40% da soja e milho do Brasil em 2024

Crescimento nas exportações reforça vocação logística da região, diz AMPORT

- Da Redação, com Notícias Agrícolas

Os portos do Arco Norte, que abrange regiões acima do paralelo 16ºS nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, exportaram 40% de toda a soja e milho do país nos primeiros oito meses de 2024. Quando incluídas todas as cargas, como combustíveis, containers e minérios, o volume exportado pelo Arco Norte chega a 32,6% do total brasileiro. Os dados, compilados pelo Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), mostram o avanço das exportações por essa região, que tem se consolidado como um polo estratégico de escoamento.

 

Para Flávio Acatauassú, diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), o crescimento é um reflexo da vocação natural do Arco Norte e do desenvolvimento logístico contínuo. “A nossa região, com rios navegáveis e infraestrutura em expansão, demonstra um avanço consistente. Somos competitivos, sustentáveis e estamos prontos para atender à crescente demanda de maneira eficiente,” destacou Acatauassú.

 

A exportação de granéis agrícolas, especialmente soja e milho, é a principal atividade da região, beneficiada pela proximidade com as grandes áreas de cultivo. Com capacidade atual para 52 milhões de toneladas, há investimentos que somarão mais 48 milhões de toneladas nos próximos anos, alcançando cerca de 100 milhões de toneladas de capacidade instalada até 2029.

 

Essa expansão consolida o Arco Norte como um dos principais pontos de exportação do agronegócio brasileiro, alinhando eficiência logística com sustentabilidade, fatores estratégicos para o fortalecimento do setor no cenário global.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.