O plantio de milho no Rio Grande do Sul já alcançou 68% da área estimada para a safra 2024/25, de acordo com boletim semanal da Emater-RS. As lavouras, em sua maioria, estão em fase de desenvolvimento vegetativo, enquanto 4% já se encontram em florescimento. A semeadura tem sido beneficiada pelas chuvas frequentes e bem distribuídas, que mantiveram a umidade do solo em níveis adequados, ajudando no bom desenvolvimento das plantas.
A Emater também destacou o desafio contínuo no combate à cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), especialmente na região do Alto Uruguai, onde os danos têm sido intensos. Para controlar a praga, produtores de outras regiões, como o Planalto e Alto da Serra do Botucaraí, têm realizado aplicações preventivas de fungicidas para minimizar o risco de infecção por doenças.
Com uma área projetada de 748.511 hectares, a expectativa da Emater é alcançar uma produtividade média de 7.810 kg/ha nesta safra, com os produtores atentos ao manejo fitossanitário para garantir o potencial produtivo do milho no estado.