Na coluna Pecuária Verde, de Fred Almeida, desta quarta-feira (23), fala sobre A COP29, que será realizada em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024, surge como uma oportunidade crucial para avançar na luta contra a crise climática global. A escolha de Baku, historicamente conhecida como um centro da indústria de combustíveis fósseis, é simbólica, já que a conferência discutirá a eliminação desses combustíveis e o financiamento de iniciativas climáticas.
As nações presentes buscarão definir metas para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, além de debater quem arcará com os custos dessas ações, especialmente em relação aos países em desenvolvimento.
Outro tema importante será a criação de um mercado de carbono global, com negociações lideradas por Singapura e Nova Zelândia. A conferência também ocorre sob forte pressão popular, especialmente após a COP28, que resultou em uma rota de saída dos combustíveis fósseis no documento final.
A COP29 será, portanto, um teste de comprometimento das nações para adotar ações concretas e eficazes na mitigação das mudanças climáticas, estabelecendo um caminho para um futuro sustentável.