O recente movimento de alta nos preços da soja foi interrompido, impulsionado pela expectativa de uma oferta mundial maior. De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na quinta-feira (12), a produção global de soja para a safra 2024/25 é estimada em 429,2 milhões de toneladas, um aumento de 8,73% em relação à safra anterior.
Produção Brasileira Aumenta
No Brasil, a safra de soja também deve bater recordes. A produção brasileira está prevista para crescer de 153 milhões de toneladas em 2023/24 para 169 milhões de toneladas na safra 2024/25. Embora a entrada dessa nova safra ainda dependa das condições climáticas, produtores já estão iniciando o cultivo, principalmente em áreas onde há previsão de chuvas para as próximas semanas.
Preocupação com o Clima
Conforme pesquisadores do Cepea, o clima seco em algumas regiões do Brasil tem gerado preocupações, mas a previsão de precipitações nas próximas semanas já está animando os produtores para o plantio da nova temporada. O impacto climático será um fator decisivo para o desenvolvimento da safra, tanto no Brasil quanto nos demais países do Hemisfério Sul.