03/09/2024 às 09h48min - Atualizada em 03/09/2024 às 09h48min

Colheita de trigo no Paraná ganha ritmo, mas produtividade e qualidade ficam aquém do esperado

Condições climáticas desfavoráveis e baixo interesse no mercado impactam preços e movimentação do cereal

- Da Redação, com Cepea
foto: reprodução

A colheita da nova safra de trigo no Paraná, o maior estado produtor do Brasil, começa a ganhar ritmo, mas enfrenta desafios significativos em termos de produtividade e qualidade. De acordo com pesquisadores do Cepea, as condições climáticas desfavoráveis, incluindo fortes geadas próximas ao período de colheita, têm prejudicado o desempenho da cultura no estado.

 

A qualidade do trigo ainda não atende às expectativas dos compradores, resultando em uma menor demanda por parte dos moinhos, que estão oferecendo preços mais baixos para novos lotes. Essa situação faz com que parte dos vendedores ajuste seus preços para atrair compradores, conforme indicado pelas pesquisas do Cepea.

 

Em agosto, a média mensal do trigo negociado no Paraná foi de R$ 1.538,62 por tonelada, apresentando uma queda de 0,4% em relação a julho de 2024. No entanto, o valor ainda está 21,9% acima do registrado em agosto de 2023, em termos reais, após correção pelo IGP-DI.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.