16/08/2024 às 10h23min - Atualizada em 16/08/2024 às 10h23min
JetBov lança aplicativo voltado para a gestão do produtor de gado de corte
André Luiz Casagrande
Foto: Divulgação / Embrapa Ferramenta pioneira, o aplicativo JetBov do Gestor foi pensado exclusivamente para o gestor da fazenda de gado de corte. O principal objetivo é permitir uma tomada de decisão baseada em dados de forma mais ágil, através do acesso rápido e prático às informações.
“Dentro do aplicativo, nós temos a Jay, que é a assistente de inteligência artificial (IA) da JetBov desenvolvida com a tecnologia da IA Generativa. Através dela, o pecuarista consegue conversar com o aplicativo por meio de mensagens, e acessar as informações que precisa para otimizar a sua gestão e impulsionar os resultados na produção”, informa Xisto Alves. CEO da JetBov.
Na prática, Alves informa que o gestor da fazenda consegue desenvolver um diálogo e questionar a ferramenta através de mensagens de texto ou áudio, usando suas próprias palavras e sotaque de forma muito natural, sem a necessidade de uma fala rebuscada, algo muito similar ao que é visto atualmente com o ChatGPT.
“A Jay é uma parte integrante da plataforma de gestão JetBov como um todo, ou seja, ela não funciona sem que a plataforma esteja adequadamente implantada. Primeiro, é necessário ter uma coleta de dados consistente para que existam informações para análise, onde a inteligência artificial terá maior contribuição na gestão.
Entre os benefícios do aplicativo, o executivo destaca que o JetBov do Gestor permite que o produtor tenha acesso aos principais relatórios da fazenda no celular através do próprio aplicativo. “Isso faz com que a tomada de decisões seja mais rápida e assertiva. Esses relatórios também podem ser compartilhados por WhatsApp, facilitando o processo de tomada de decisão dentro da fazenda”, completa.
Além disso, o CEO menciona que, por meio dessa nova ferramenta, é possível criar tarefas para os colaboradores de campo, o que facilita a comunicação com a equipe e a solução de problemas de forma expressa.
“Graças à Jay, nossa inteligência artificial generativa, essa ferramenta também oferece respostas às dúvidas do produtor sobre a utilização do software da JetBov, além de responder questões técnicas da pecuária de corte com base nos nossos conteúdos”, ressalta.
Segundo ele, ao oferecer uma visão macro de todo o negócio, a ferramentta possibilita que o gestor identifique problemas, oportunidades e necessidades de ação dentro da fazenda, o que garante resultados satisfatórios, levando em consideração os fatores zootécnicos, sanitários, agronômicos, financeiros e econômicos para garantir a eficiência e a sustentabilidade da produção.
“O agronegócio está entrando na era 5.0. Nela, entendemos que cada vez mais teremos um alto volume de dados a serem analisados e o acesso imediato a estas informações permitirão reações que impactarão diretamente na lucratividade e sustentabilidade das propriedades”, analisa.
Diante desse cenário, a Jay terá um papel cada vez mais relevante no apoio à tomada de decisões, uma vez que ela, além de facilitar o acesso às informações, atuará de forma preditiva, permitindo que o gestor se antecipe frente aos problemas, gerando bons resultados para o negócio.
Inteligência artificial
Na visão de Alves, a inteligência artificial é fundamental para a produtividade e o desenvolvimento de diferentes setores, e com a pecuária de corte não é diferente. “Essa tecnologia, quando integrada corretamente à realidade do produtor rural, possibilita maior objetividade na tomada de decisões e, consequentemente, potencializa o lucro das propriedades”, informa.
“O setor está passando por uma revolução e a gestão estratégica da propriedade é importante para garantir a eficiência, sustentabilidade e rentabilidade a longo prazo. Nesse aspecto, esse tipo de inovação no campo representa uma nova etapa para o mercado”, arremata.