Na coluna De Olho no Mercado desta terça-feira (6), Fabiano Reis comenta que o mercado do boi gordo segue com solidez enquanto registra ganhos nas principais praças produtoras. Apesar de tentativas da indústria frigorífica de pressionar os preços para baixo, os valores se mantiveram firmes com um consumo interno mais intenso na primeira quinzena de agosto.
Nos últimos dez dias, a indústria intensificou os negócios para manter suas escalas frente à escassez de gado a pasto no Brasil Central, ainda sem a entrada significativa de animais de confinamento. Ao mesmo tempo, as expectativas para as exportações de carne bovina brasileira são fortes devido ao baixo preço da tonelada e ao dólar alto em relação ao real, favorecendo a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional.
A semana que antecede o Dia dos Pais deve ver uma elevação na comercialização e consumo de carne bovina, com estoques preparados, embora a um custo maior. A entrada de animais do primeiro giro de confinamento, esperada para o final de agosto e início de setembro, não deve impedir a elevação nos preços da arroba do gado pronto, que continua em alta.