01/08/2024 às 09h25min - Atualizada em 01/08/2024 às 09h25min

​Exportação brasileira para liga árabe cresce 25,8% no 1º semestre

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira destaca desempenho acima da média e reforça parcerias estratégicas com países do Golfo

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
As exportações brasileiras para os países da Liga Árabe cresceram 25,8% no primeiro semestre de 2024, totalizando US$ 11,217 bilhões, conforme dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O aumento superou consideravelmente a alta de 1,4% nas exportações totais do Brasil no mesmo período do ano passado, que somaram US$ 167,608 bilhões.
 
O secretário-geral da Câmara, Tamer Mansour, atribuiu o desempenho robusto à resiliência econômica da região, especialmente nos países do Golfo, que estão investindo fortemente na transição para uma economia pós-petróleo. No entanto, ele alertou para a baixa participação do Brasil em segmentos de valor agregado, citando exemplos como o açúcar exportado para os Emirados Árabes, onde é refinado e reexportado, e o gado vivo, que abastece frigoríficos locais.
 
Mansour também destacou o impacto positivo das recentes iniciativas diplomáticas brasileiras na região, que têm criado um ambiente propício para investimentos bilaterais. Entre as parcerias estratégicas, ele mencionou a possível venda do cargueiro KC 390 da Embraer para a Arábia Saudita e a expansão da exportação de derivados petroquímicos pela Refinaria Mataripe.

Além disso, parcerias como a Joint Venture da BRF no mercado de alimentos halal e o investimento da Nebras Power do Catar na produção de energia verde no Brasil foram ressaltadas como exemplos de cooperação que estão impulsionando as exportações de valor agregado.
 
"A ampliação das exportações de valor agregado pelo Brasil deve se intensificar, com parcerias cada vez mais recíprocas entre as nações envolvidas", afirmou Mansour.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.