22/07/2024 às 09h29min - Atualizada em 22/07/2024 às 09h29min
A produtores do RS, Fávaro reitera que MP da repactuação das dívidas sai até fim do mês
Ministro da Agricultura confirmou medida para a repactuação das dívidas dos produtores afetados pelas enchentes no estado
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / MAPA O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reafirmou na última sexta-feira (19) que uma Medida Provisória (MP) destinada à repactuação das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes que devastaram o estado, deve ser publicada até o final deste mês. A confirmação foi feita durante uma videoconferência com representantes do movimento SOS Agro RS, segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.
O ministro destacou que a MP preverá um tratamento diferenciado para os produtores, com a possibilidade de anistiar as dívidas dos mais impactados pelas enchentes para evitar o agravamento do endividamento. “Não há dúvida da determinação do presidente Lula para enfatizar que estamos do mesmo lado. Vamos trazer de volta a prosperidade do Rio Grande do Sul. É o mínimo para esse estado que é o berço da agropecuária brasileira”, afirmou Fávaro.
Durante a reunião virtual com representantes do movimento, além de empresas, cooperativas e entidades do setor produtivo gaúcho, Fávaro apresentou um balanço das ações do governo para a recuperação da agropecuária no estado. Ele destacou a criação de um gabinete itinerante do ministério no Rio Grande do Sul, que atua diariamente com uma equipe de Brasília para diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas enfrentados pelos produtores. “Estamos todos os dias com uma equipe de Brasília visitando, diagnosticando e coletando informações para construirmos as melhores soluções”, afirmou o ministro.