A safra agrícola de 2024 no Brasil terá uma diminuição em relação ao desempenho do ano anterior. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 11, a estimativa é que seja produzido um total de 295,9 milhões de toneladas, representando uma queda de 6,2%, ou seja, 19,5 milhões de toneladas a menos.
Esses números são ainda menores do que os previstos no levantamento feito em maio deste ano. Houve uma redução de 0,3%, equivalente a 940,3 mil toneladas.
Apesar dessa projeção negativa para a safra do próximo ano, é importante destacar que algumas culturas apresentam perspectivas mais positivas. O algodão herbáceo terá um aumento na área colhida em cerca de 12,5%, seguido pelo arroz com crescimento estimado em 7,1%. O feijão e a soja também devem apresentar incrementos nas áreas cultivadas, com aumentos de aproximadamente 6.9% e 3.3%.
Por outro lado, algumas culturas terão reduções nas áreas colhidas. O sorgo deve diminuir em cerca de -4.1%, enquanto o trigo e o milho apresentam quedas estimadas em -11% e -4.9%. No caso do milho especificamente, espera-se uma diminuição na área colhida tanto na primeira quanto na segunda safra.