11/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 11/07/2024 às 09h00min

Mercado de carne bovina tem vendas moderadas e ajuste de preços

Estudo revela dinâmica no setor com escalas confortáveis e alta na demanda por cortes acessíveis

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
As vendas de carne bovina com osso seguem em um ritmo moderado, porém constante, com um leve aquecimento para os cortes mais econômicos. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta quinta, 11, esse cenário tem permitido à indústria repassar os aumentos nos custos do boi gordo para o consumidor final.
 
A indústria tem encontrado relativa estabilidade nas escalas de abate nos frigoríficos, que estão cada vez mais preenchidas com bois provenientes de sistemas de confinamento. Estes animais, por serem criados em condições controladas e alimentação balanceada, tendem a ser comercializados a preços mais elevados.
 
Conforme a proporção desses lotes confinados aumenta em relação aos animais de pasto, a estratégia da indústria tem sido segurar os valores das demais negociações. O movimento visa evitar uma inflação desproporcional no preço médio do boi, como destacam os levantamentos do Cepea.
 
O ajuste nos preços surge como uma estratégia adotada pelos frigoríficos para equilibrar a oferta e a demanda no mercado de carne bovina. O estudo também ressalta que, apesar das oscilações nos custos de produção, a indústria tem conseguido manter certa previsibilidade nos preços ao consumidor, especialmente nos cortes mais acessíveis, que têm registrado aumento na procura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.