12/06/2024 às 09h51min - Atualizada em 12/06/2024 às 09h51min

​Exportações de carne suína brasileira diversificam destinos em 2024, diz ABPA

Queda nas vendas para a China é compensada por aumento em outros países da Ásia

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura
As exportações de carne suína brasileira estão se diversificando cada vez mais em 2024, com uma redução nas vendas para a China e um aumento nos embarques para outros países da Ásia, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
 
"O ritmo das exportações segue paralelo positivo em relação ao recorde obtido em 2023. A Ásia e nações das Américas seguem como 'motor' das vendas internacionais do setor, porém, com mudanças no tabuleiro dos principais importadores", 
afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
 
O Brasil exportou 506,6 mil toneladas de carne suína nos cinco primeiros meses de 2024, um aumento de 5,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a receita gerada com esses embarques caiu 7,3%, totalizando US$ 1,06 bilhão.
 
A queda na receita se deve principalmente à redução nas vendas para a China, o principal destino da carne suína brasileira. Entre janeiro e maio, as exportações para a China caíram 36,7%, chegando a 111,4 mil toneladas. Hong Kong também registrou uma diminuição de 16,2% nas compras, para 43 mil toneladas.
 
Por outro lado, as Filipinas aumentaram suas importações em 84,8%, chegando a 70,2 mil toneladas. O Chile elevou as compras em 25,7%, para 43,01 mil toneladas, enquanto Cingapura e Japão também registraram altas de 11,2% e 92,8%, respectivamente.
 
"O fluxo de exportações para a Ásia está ganhando novos contornos, com o notável crescimento das vendas para Filipinas, Cingapura e Japão, assimilando as quedas das importações chinesas e ampliando a capilaridade das exportações brasileiras", afirmou o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.