07/06/2024 às 09h21min - Atualizada em 07/06/2024 às 09h21min

Genotipagem: Associados da ABCZ podem fazer o rastreio online dos envios de amostras

André Luiz Casagrande
Foto: Reprodução
Desde abril, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou mais uma facilidade para os seus associados. Quem enviar amostras biológicas para genotipagem, pode acompanhar as etapas do processo pelo site da entidade (abcz.org.br).

Segundo Luiza Rodrigues Mesquita Barcelos, secretária da Superintendência Técnica da ABCZ, os criadores que enviarem amostras biológicas para genotipagem podem rastrear o andamento do envio acessando a página de comunicações eletrônicas no site da ABCZ.

“O criador entra com seu login e senha e clica na Aba de Animal, Exames e, lá,  existe o campo de Amostras para Genotipagem. Assim, ele sabe o status das amostras, quando chegou na ABCZ, se está sendo processado e quando foi para o laboratório. A consulta pode ser feita por vários tipos de filtros”, informa. “Por meio dessas datas, ele sabe quando será publicado na Avaliação Genética, devido ao calendário”, acrescenta.

Funcionalidade
O novo serviço surgiu a partir das demandas dos criadores que enviavam as amostras e não sabiam o status do material. “A disponibilização dessas informações veio para atender aos pedidos daqueles que possuem animais selecionados para participar de processos de genotipagem. Por conta disso, eles tinham que ficar ligando para a ABCZ para saber se já tinha chegado a amostra, quando ia para o laboratório e se tinha chegado a tempo do calendário da publicação da Avaliação Genética”, explica.

“Além de não lembrarem quais amostras enviaram em uma remessa anterior e sempre ficarem entrando em contato solicitando levantamentos para novas remessas ou quando seria publicada a Avaliação Genética para consultar o resultado da genotipagem dos animais que enviaram as amostras”, afirma a secretária.

De acordo com a executiva, a abertura desse novo serviço facilitou bastante o trabalho para os técnicos de campo que também acessam ao sistema. “Mas tudo é novo e as informações não são retroativas, são a partir de janeiro/2024. Então os criadores andam ligam para saber de demandas anteriores que não se recordam”, relata.

Disponibilidade
Luiza lembra que o material está disponível somente de criadores que participam do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético da ABCZ) e que enviam material para genotipagem pela ABCZ.

“Criadores que enviam amostra direto para o laboratório não conseguem rastrear o material, mesmo que solicite que o resultado seja enviado para a ABCZ, nem criadores que participam de outros programas de melhoramento genético têm acesso ao serviço”, comenta.

Dentre as vantagens do rastreio, Luiza menciona que o serviço é uma forma de permitir que o criador acompanhe em tempo real o andamento do envio das amostras, em qualquer momento e em qualquer lugar.

Para verificar as informações de rastreio das amostras para genotipagem, o criador deve acessar a área de comunicações eletrônicas, no site da ABCZ.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.