Fonte de ureia protegida, desenvolvido para melhorar a nutrição de rebanhos de corte e de leite, confinados ou em pastagens, a Premix lançou Upmix. “Trata-se de um produto não granulado. É perolado, com camadas de polímeros, amido e fontes de minerais, inclusive enxofre”, informa Lauriston Bertelli Fernandes, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa.
Segundo o especialista, a proposta da Upimix gado de corte e leite é ser um material seguro, para ser manipulado na fazenda, onde irá diminuir riscos de intoxicação ou de baixo aproveitamento do nitrogênio não proteico contido na ureia convencional, fornecida de forma natural mesmo.
O executivo informa que Upmix foi desenvolvido para ter uma curva de liberação ruminal bem controlada e equilibrada com a disponibilidade de energia. “Essa característica faz com que a microbiota ruminal aproveite ao máximo o nitrogênio contido no produto para a síntese proteica nas fezes dos animais”, conta.
Ele acrescenta que a liberação do produto é lenta, consegue soltar sua totalidade em até 10/11 horas, após o consumo, enquanto o comum libera com 3 horas. “Ou seja, é uma liberação explosiva, de maior risco e menor aproveitamento”, destaca.
Manipulação do produto
Outro ponto importante para Fernandes é que a manipulação do produto pode ser feita na propriedade, disponível para ser comercializado na ponta mesmo, porque é um material de baixo risco.
“Como ele tem um aproveitamento melhor, vai ter menos perdas de nitrogênio, além de um apelo ambiental importante, porque o nitrogênio que escapa na urina em excesso vai contaminando o ambiente, pois não distribui essa urina de forma igual no pasto”, explica.
“Normalmente, são nos malhadouros que podem ficar próximos das águas naturais e pode haver penetração no solo e contaminação de água. Quanto menos perda de ureia e nitrogênio e do animal melhor será para o ambiente”, analisa.
De acordo com Fernandes, Upmix é indicado para preparo o de suplementos, núcleos, concentrados e rações para bovinos de corte e leite, bubalinos, ovinos e caprinos, a pasto ou confinamento. Ele comenta que o produto garante o fornecimento seguro e eficiente de Nitrogênio Não Proteico (NNP) para os animais, elevando a síntese ruminal de proteína e melhorando a digestibilidade dos alimentos.
Tecnologia avançada
Com uma tecnologia avançada de liberação de NNP, o Upmix oferece a melhor curva de liberação de nitrogênio, evitando picos e perdas durante o processo digestivo. Isso resulta na redução de risco no fornecimento de nitrogênio e melhora o aproveitamento dos nutrientes pelos animais, promovendo ganho de peso e produção de leite mais saudáveis e rentáveis.
“Com base no exposto, o novo produto é uma ferramenta importante para o balanceamento de equivalente proteico e redução de farelos proteicos nas dietas. Isso significa economia nas formulações das dietas, tornando-as mais seguras em relação ao desempenho e à saúde ruminal dos animais”, menciona.
Por se tratar de um produto inovador, Bertelli acredita que o Upmix irá revolucionar a forma como a nutrição animal é feita atualmente. “Com ele, os produtores rurais poderão garantir uma alimentação mais adequada para seus animais, aumentando a eficiência produtiva e reduzindo seus custos”, arremata.