15/05/2024 às 09h26min - Atualizada em 15/05/2024 às 09h26min

​Petrobras: Prates é demitido da presidência da Petrobras e Magda Chambriard assume

Empresa divulgou comunicado informando o pedido do presidente da estatal

- Da Redação, com Agência Brasil e MoneyTimes
A Petrobras divulgou comunicado aos acionistas na noite desta terça-feira (14) informando que o seu presidente, Jean Paul Prates, solicitou que o Conselho de Administração da companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato de forma negociada.
 
Segundo o comunicado, Prates também informou que, uma vez aprovado o encerramento de seu mandato, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.
 
Advogado e economista, Prates assumiu a presidência da Petrobras no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi eleito em 2014 primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), para o período 2015-2022, e assumiu a vaga dela no Senado em 2019, após sua eleição para governadora do Rio Grande do Norte.
 
Prates tem atuação profissional ligada à área de petróleo e gás, tendo participado da elaboração da Lei do Petróleo e da redação do modelo do contrato de concessão oficial brasileiro e do decreto dos royalties. Ele também foi secretário de Energia do Rio Grande do Norte.
 
A Petrobras informou que "fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado" sobre a situação.
 
Magda Chambriard é indicada 
A Petrobras confirmou a indicação do nome de Magda Chambriard para o cargo de CEO da empresa, após a saída de Jean Paul Prates, conforme documento enviado ao mercado nesta terça-feira (14).
 
Segundo o comunicado da companhia, a indicação de Chambriard será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório.
 
Chambriard é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989) e Engenheira Civil pela UFRJ (1979). Ela se especializou em engenharia de reservatórios, avaliação de formações e produção de petróleo e gás.
 
Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, atuando sempre na área de produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Posteriormente, foi cedida à ANP, onde assumiu assessoria da diretoria de Exploração e Produção e também as superintendências de exploração e definição de blocos.
 
Ao longo de sua carreira, Chambriard também ocupou cargos em diversas outras áreas da companhia, como Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira e Relações Governamentais.
 
A indicação de Chambriard para a presidência da Petrobras vem após a saída de Jean Paul Prates, que solicitou o encerramento antecipado de seu mandato à frente da estatal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.