13/05/2024 às 09h23min - Atualizada em 13/05/2024 às 09h23min
Governo Federal lança medida para recompor estoques de arroz após chuvas no RS
Objetivo é evitar especulação e estabilizar preços do produto em todo o país, sem concorrer com a produção nacional
- Da Redação, com MAPA
Foto: Divulgação Gov.br Com as fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, principal produtor nacional de arroz, o Governo Federal publicou uma medida provisória autorizando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas do cereal para recomposição dos estoques públicos.
A iniciativa, anunciada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, visa evitar especulação financeira e estabilizar os preços do arroz nos mercados de todo o país. O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 68% da produção brasileira do grão, e os danos causados pelas chuvas podem afetar o abastecimento.
Segundo Fávaro, o arroz importado não irá concorrer com os agricultores nacionais, pois o produto será destinado preferencialmente à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas, dispensada a utilização de leilões em bolsas ou licitação pública.
"Neste momento, a medida vem para evitar qualquer especulação com o preço do arroz. Também já conversei com os produtores para deixar claro que não é para concorrer com o nosso arroz, até porque os produtores já têm para suprir a demanda nacional, porém, têm dificuldade logística", explicou o ministro.
A autorização para a importação é limitada ao exercício financeiro de 2024 e visa garantir a estabilidade de preços e o abastecimento do produto, evitando qualquer impacto no bolso do consumidor brasileiro.