13/05/2024 às 09h19min - Atualizada em 13/05/2024 às 09h19min
Clima preocupa o mercado de milho e preços se mantêm firmes no início de maio
Produtores em regiões afetadas por excesso de chuvas ou estiagem buscam valores mais altos
- Da Redação, com Cepea
Foto: Pixabay O mercado de milho vem apresentando preços mais firmes neste início de maio, influenciado pelas preocupações em torno dos impactos climáticos sobre as principais regiões produtoras, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o levantamento, muitos produtores têm se afastado do mercado, buscando obter valores mais elevados pela commodity. Esses vendedores estão atentos às condições climáticas que afetam as lavouras.
No Rio Grande do Sul, as chuvas em excesso têm prejudicado e até mesmo comprometido parte das plantações. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a estiagem e as altas temperaturas também têm gerado preocupações entre os agentes.
Do lado da demanda, os compradores tentam adquirir novos lotes de milho a preços menores, apostando na possibilidade de aumento da oferta com a colheita da segunda safra em Mato Grosso e Goiás, prevista para este mês. Eles esperam que os produtores necessitem liberar seus estoques nesse período.
Apesar dessa expectativa de oferta adicional, os vendedores que permanecem ativos no mercado têm conseguido obter valores mais elevados, amparados pelas incertezas climáticas que envolvem as principais regiões produtoras do país.