24/04/2024 às 09h05min - Atualizada em 24/04/2024 às 09h05min
Crescimento da produção de algodão impulsiona negociações
Vendedores flexíveis e embarques intensos marcam movimentação do setor
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura Nos últimos dias, o mercado de algodão em pluma tem experimentado um aumento na liquidez. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa movimentação é resultado da busca dos vendedores por liquidar os estoques remanescentes da safra de 2023. Em alguns casos, os vendedores estão se mostrando mais flexíveis nos valores de negociação, uma postura reforçada pelas baixas externas da pluma.
Com a disponibilização de novos lotes no spot, os vendedores estão buscando atender à demanda do mercado e garantir a liquidação dos estoques. Essa postura mais flexível nos valores de negociação tem sido uma estratégia adotada para incentivar as vendas e movimentar o mercado.
Por outro lado, os cotonicultores também estão focados no cumprimento das entregas no mercado interno e nos contratos de exportação. Os pesquisadores do Cepea ressaltam que os embarques brasileiros de algodão estão intensos nesta parcial de abril. Caso os envios sigam no atual ritmo, o volume escoado pelo Brasil pode ser o maior deste ano, o que demonstra a força do setor exportador.
Enquanto isso, os compradores estão em busca de refazer seus estoques, o que tem gerado uma pressão nos valores de negociação. Conforme indicam as pesquisas do Cepea, os compradores estão atentos às oportunidades de compra e buscando obter os melhores preços possíveis.
A disponibilização de novos lotes pelos vendedores, aliada à intensificação dos embarques brasileiros, deve manter o mercado aquecido. No entanto, a pressão dos compradores pode limitar o avanço dos preços, tornando as negociações mais dinâmicas.