11/04/2024 às 08h51min - Atualizada em 11/04/2024 às 08h51min

Laranja: impacto do clima e greening afetam produção na maior região produtora do mundo

Cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro enfrentam desafios climáticos e fitossanitários, resultando em redução de 2,22% na colheita

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

A safra de laranja 2023/24 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, considerado a maior região produtora de laranja do mundo, deverá totalizar 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg, mantendo o volume projetado em dezembro de 2023 e representando uma redução de 2,22% em comparação com a temporada anterior, que atingiu 314,21 milhões de caixas.

 

Os desafios enfrentados pela produção de laranja nesta safra foram, com chuvas abaixo da média, frutos menores e o avanço do greening impactando a colheita. A transição do primeiro semestre chuvoso em 2023 para um déficit de precipitação no segundo semestre, aliado ao aumento das temperaturas desde a chegada do fenômeno El Niño em junho do ano passado, resultou em um impacto significativo na produção das laranjeiras, de acordo com o comunicado do Fundecitrus.

 

Além disso, o agravamento do greening e a colheita mais acelerada nesta temporada encurtaram o período de desenvolvimento das laranjas, resultando em frutos menores do que o esperado das variedades de meia-estação e tardias. O ritmo acelerado da colheita foi uma estratégia para reduzir as perdas de frutos causadas pela queda prematura, porém, a taxa de queda de frutos ainda permaneceu acima dos níveis históricos, especialmente devido ao impacto do greening.

 

O Fundecitrus destacou que a taxa acumulada de queda de frutos desde o início da safra foi de 19,0%, resultando em uma perda estimada de 72 milhões de caixas. O greening foi a principal causa, representando 8,35% das perdas totais, seguido pelo bicho-furão e as moscas-das-frutas (juntos, 5,05%). O tamanho médio dos frutos colhidos foi de 160 gramas, inferior ao peso inicialmente previsto de 165 gramas.

 

A estimativa da safra de laranja 2024/25 e o inventário de árvores serão divulgados no dia 10 de maio de 2024, às 10 horas, em evento presencial no Fundecitrus. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.