02/04/2024 às 09h00min - Atualizada em 02/04/2024 às 09h00min

Maior Plano Safra da história do Brasil será anunciado na virada do semestre, afirma Fávaro

Ministro destaca urgência de aumentar recursos para seguro rural e colaboração com setor agropecuário em entrevista exclusiva

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / Gov.br
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, revelou planos ambiciosos para o próximo Plano Safra e reconheceu a importância de fortalecer o seguro rural diante dos desafios enfrentados pelo setor. Em uma entrevista exclusiva concedida ao Canal Rural que foi ao ar nesta segunda-feira (01), Fávaro expressou confiança na expectativa de anunciar um plano ainda mais robusto para o próximo ciclo, destacando o compromisso do governo em atender às crescentes demandas dos produtores.

Durante a entrevista, Fávaro enfatizou a importância do diálogo com a sociedade civil organizada e outras instituições do setor agrícola, visando garantir que o novo Plano Safra seja uma ferramenta eficaz para impulsionar o agronegócio nacional. Ele ressaltou o processo colaborativo envolvendo diversos atores do Ministério da Agricultura, cooperativas, produtores e demais agentes do setor, destacando a necessidade de ouvir suas necessidades e sugestões.

Ao abordar as perspectivas para o mercado internacional, Fávaro destacou o recorde de abertura de novos mercados para o Brasil, impulsionado pela iniciativa do presidente Lula em fortalecer as relações diplomáticas e comerciais. Ele enfatizou os esforços do governo em ampliar as oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro, destacando os resultados alcançados na ampliação das exportações, especialmente para a China.

Sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais, Fávaro explicou os detalhes do acordo estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional e seu impacto direto nos produtores e suas famílias. Ele ressaltou o compromisso do governo em apoiar os agricultores que enfrentam dificuldades devido a eventos climáticos e volatilidade de preços, destacando a importância de medidas de suporte e apoio financeiro para garantir a sustentabilidade do setor.

Questionado sobre as expectativas em relação ao seguro rural, Fávaro reconheceu a necessidade de aumentar os recursos disponíveis para o programa, dada a crescente ocorrência de eventos climáticos adversos. Ele destacou os esforços do governo em conduzir estudos completos para aprimorar o sistema de seguro rural, buscando torná-lo mais eficiente e acessível aos produtores brasileiros.

Por fim, Fávaro ressaltou os esforços do governo em estreitar os laços com o agronegócio brasileiro, destacando a importância do diálogo e da colaboração entre o governo e o setor privado. Ele enfatizou a necessidade de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário nacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.