01/04/2024 às 08h02min - Atualizada em 01/04/2024 às 08h02min

JBS antevê crescimento favorável no setor de carne de frango em 2024

Presidente global Gilberto Tomazoni anuncia perspectivas positivas e desafios superados pela Seara

- Da Redação, com CarneTec
Foto: reprodução

Em uma teleconferência de resultados, o presidente global da JBS, Gilberto Tomazoni, compartilhou otimismo quanto ao futuro do negócio de carne de frango para o ano de 2024. Tomazoni destacou que a Seara, uma das marcas da empresa, está prestes a registrar uma margem de dois dígitos já no primeiro trimestre deste ano, sinalizando uma recuperação no desempenho operacional da companhia após ajustes estratégicos.

 

"A Seara tem o potencial de entregar margem de dois dígitos já no primeiro trimestre do ano", afirmou Tomazoni durante a teleconferência.

 

Apesar dos desafios iniciais relacionados à eficiência operacional, Tomazoni enfatizou que a Seara não enfrenta problemas de aceitação no mercado, tendo ampliado os índices de preferência entre os consumidores e conquistado uma maior penetração nos lares. Os principais desafios identificados foram em relação aos índices de produtividade, rendimento de processo e disponibilidade de equipamentos, os quais estão sendo ativamente abordados pela empresa.

 

Tomazoni explicou que os investimentos substanciais realizados nos últimos quatro anos, totalizando cerca de R$ 8 bilhões, foram direcionados para aumentar a capacidade de produção da empresa, incluindo a construção da fábrica altamente automatizada em Rolândia, PR. Ele ressaltou que, embora esses investimentos tenham impactado positivamente a capacidade de produção, a otimização completa das operações ainda está em andamento.

 

Além disso, Tomazoni expressou confiança nas perspectivas do mercado consumidor brasileiro para carne suína e de frango em 2024, destacando um aumento na demanda interna por essas proteínas e produtos preparados. Enquanto o mercado de carne de frango mostra equilíbrio entre demanda e oferta, impulsionado pela queda nos custos de grãos, o mercado de carne suína enfrenta desafios adicionais devido ao aumento na produção brasileira e à retração no consumo em alguns mercados internacionais.

 

"A demanda internacional não está forte para os mercados em que estamos operando. A gente ampliou muito os mercados, mas ainda tem muitos mercados para abrir para o negócio. E o mercado interno também está bastante competitivo pra carne suína", comentou Tomazoni.


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