28/03/2024 às 09h16min - Atualizada em 28/03/2024 às 09h16min

Embrapa aprova diretrizes para produção de Carne Baixo Carbono

O novo protocolo CBC visa auxiliar os pecuaristas a produzir carne com foco em sustentabilidade

- Da Redação
Foto: reprodução
A Embrapa deu um passo significativo em direção à sustentabilidade na pecuária com a aprovação das diretrizes técnicas para a produção de Carne Baixo Carbono (CBC), após o sucesso da marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN). O novo protocolo CBC visa auxiliar os pecuaristas a produzir carne com foco em sustentabilidade, através da adoção de boas práticas agropecuárias que promovem a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
 
Os resultados da avaliação realizada durante dois ciclos produtivos no Cerrado baiano demonstram que o protocolo CBC é viável mesmo em sistemas pecuários sem a presença de árvores na pastagem. Foram avaliados oito parâmetros técnicos, incluindo densidade do solo, estoque de carbono, qualidade do solo, disponibilidade de forragem, ganho de peso dos animais e emissões entéricas (gases). Esses parâmetros estão integrados aos requisitos obrigatórios propostos no Protocolo CBC, juntamente com exigências de legislação trabalhista e ambiental.
 
A pesquisadora Márcia Silveira, que coordenou o trabalho de validação das diretrizes, enfatizou que a implantação do protocolo CBC garante produtividade e qualidade da carne, ao mesmo tempo em que promove a manutenção ou aumento do estoque de carbono no solo, mitigação das emissões de GEE e efeito poupa-terra, reduzindo a pressão sobre a vegetação nativa.
 
As marcas-conceito CBC e CCN estão sendo desenvolvidas no âmbito da Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, visando valorizar produtos pecuários produzidos em sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. As diretrizes técnicas para a produção de Carne Baixo Carbono foram lançadas em 2020, alinhadas ao Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+).
 
O estudo de validação das diretrizes CBC foi conduzido na Fazenda Santa Luzia, pertencente à Fazenda Trijunção, na Bahia, entre maio de 2019 e setembro de 2021. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar e contribuiu para definir estratégias de intensificação agrícola sustentável para solos arenosos, que representam cerca de 20% da área do Matopiba, a última fronteira agrícola do país.
 
Os resultados mostraram que o sistema CBC propicia maior cobertura do solo, mantém o estoque de carbono e promove a resiliência do sistema de produção. Além disso, o protocolo CBC demonstrou maior lucratividade em comparação ao manejo convencional, evidenciando sua viabilidade econômica.
 
A implementação do Protocolo CBC está prevista para 2024, através da plataforma Agri Trace Rastreabilidade Animal da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A adesão à certificação será voluntária, com requisitos mínimos obrigatórios que serão progressivamente exigidos ao longo de auditorias bienais. O objetivo é valorizar sistemas pecuários que contribuam para a mitigação das emissões de GEE, promovendo a sustentabilidade ambiental na pecuária brasileira.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.