26/03/2024 às 08h55min - Atualizada em 26/03/2024 às 08h55min

IPPA/CEPEA registra queda de 2,1% em fevereiro, com destaque para recuo nos preços de grãos

Índice reflete cenário de oscilação nos preços agropecuários, enquanto alimentos mantêm tendência internacional de baixa

- Da Redação, com Cepea
Foto: reprodução

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) apresentou um recuo de 2,1% em fevereiro em comparação com janeiro, em termos nominais. Este resultado foi influenciado principalmente pela queda observada no IPPA-Grãos, com uma diminuição de 6,2%. Enquanto isso, os demais grupos de alimentos registraram avanços nos preços nominais: IPPA-Pecuária (0,8%), IPPA-Hortifrutícolas (6,6%) e IPPA-Cana-Café (0,2%).

 

No mesmo período, o Índice de Preços ao Atacado - Produtos Agropecuários e Industriais Domiciliar (IPA-OG-DI) de Produtos Industriais também recuou, com uma queda de 0,7%, indicando uma diminuição nos preços agropecuários em relação aos industriais na economia brasileira.

 

No cenário internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, apresentaram uma redução de 0,8%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, registrou um aumento de 1%. Comparando fevereiro de 2023 com fevereiro de 2024, o IPPA/CEPEA registrou uma queda significativa de 15,9%, em contraste com a queda menos acentuada de 4,2% observada no IPA-OG-DI de Preços Industriais.

 

Na comparação entre anos, os preços internacionais dos alimentos também registraram uma queda de 10,4%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,8%. Estes resultados sugerem uma certa paridade entre os movimentos dos preços agropecuários domésticos e internacionais, refletindo um contexto de oscilação nos mercados.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.