15/03/2024 às 08h59min - Atualizada em 15/03/2024 às 08h59min

Emprego no agronegócio brasileiro atinge patamar histórico em 2023, revela Cepea

O setor alcançou um total de 28,34 milhões de trabalhadores, indicando um aumento de 1,5% em comparação com o ano anterior.

- Da redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

O setor agropecuário alcançou um marco histórico ao registrar um recorde de 28,34 milhões de pessoas empregadas, representando um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior, o que equivale a aproximadamente 341 mil novos empregos em 2023, como indicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em colaboração com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esse dado assinala um ponto crucial na série histórica iniciada em 2012, com o agronegócio contribuindo com 26,8% do total de empregos no país.

 

Segundo o levantamento, o crescimento da população empregada no agronegócio em 2023 foi impulsionado principalmente pelos setores de agrosserviços, com um aumento de 8,4%, e de insumos, que registrou uma elevação de 5,1%.

 

Esses avanços refletem o notável desempenho da produção dentro das fazendas, estimulando os segmentos a montante e a jusante na cadeia do agronegócio.

 

No entanto, houve uma queda de 5% na população empregada na agropecuária, atribuída a retrações em várias atividades, como horticultura, cafeicultura, cereais, bovinocultura, cultivo de laranjas, produção florestal, entre outras.

 

Outro destaque do estudo é a formalização do mercado de trabalho no agronegócio, com um aumento de 6% no número de trabalhadores com carteira assinada.

 

Em relação à escolaridade, observou-se um aumento na proporção de trabalhadores com ensino médio e superior, completo e incompleto, desde 2012. Destaca-se um crescimento de 4,4% para os trabalhadores com ensino médio e de 7,5% para aqueles com ensino superior, enquanto houve uma queda de 0,7% para os sem instrução e de 3,5% para os com ensino fundamental.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.