07/03/2024 às 08h58min - Atualizada em 07/03/2024 às 08h58min

Proposta de 'vale carne' pode auxiliar escoamento e elevar consumo da proteína bovina

Iniciativa pode beneficiar tanto o mercado quanto a população, mas requer análise fiscal cuidadosa

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Reprodução
A proposta do governo de criar um vale que permita que famílias carentes cadastradas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) possam adquirir até dois quilos de carne bovina por mês foi avaliada positivamente pelo consultor da Safras & Mercado, Fernando Iglesias. O valor sugerido para o voucher é de R$ 35,00.

Segundo informações do jornal Estadão, a ideia foi apresentada por um grupo de pecuaristas de Mato Grosso do Sul ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, sob o nome provisório de “Programa Carne no Prato”. Teixeira encaminhou a proposta para a Casa Civil e o Ministério do Desenvolvimento Social.

Iglesias destaca que, do ponto de vista de mercado, a medida seria interessante pois contribuiria com o escoamento da produção de carne bovina, reduzindo a oferta excedente no país. Ele observa que o varejo não tem repassado integralmente a queda do preço da arroba e da carne bovina no atacado ao consumidor final, e essa iniciativa poderia aliviar esse problema.

Além disso, do ponto de vista social, Iglesias ressalta que a criação do “vale carne” seria benéfica, proporcionando uma fonte de proteína de qualidade para a população de baixa renda.

No entanto, o consultor faz uma ressalva quanto ao impacto fiscal da medida, sugerindo que poderia gerar um peso adicional nas despesas do governo, afetando a estrutura fiscal, especialmente em um contexto de preocupações com o teto de gastos.

A Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) apoia a proposta, destacando que as vendas de carne bovina em 2023 atingiram o menor nível em 20 anos. Segundo a entidade, o apoio do Governo Federal poderia beneficiar toda a cadeia produtiva, aumentando a produção, gerando empregos e incrementando a arrecadação.

A Acrissul estima que a demanda gerada pelo programa representaria uma quantidade significativa de carne bovina, superando as exportações do estado em duas vezes e meia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.