06/03/2024 às 09h04min - Atualizada em 06/03/2024 às 09h04min

Rio Grande do Sul espera colher maior safra de soja de sua história, revela Emater

Projeções indicam aumento significativo na produção de grãos no estado, apesar de ligeira redução em relação à estimativa inicial

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

A expectativa para a safra de grãos no Rio Grande do Sul é otimista, com projeções indicando que o estado está prestes a registrar um marco histórico em sua produção agrícola. De acordo com dados divulgados pela Emater/RS-Ascar, a colheita de soja deve atingir um recorde de 22,24 milhões de toneladas na temporada 2023/2024, representando um impressionante aumento de 71,52% em comparação com a safra anterior.

 

A Emater/RS também estima que a produção total de grãos no estado ultrapassará os 35 milhões de toneladas, em uma área plantada que abrange mais de 8,43 milhões de hectares. Esses números foram apresentados pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, durante a Expodireto Cotrijal, realizada nesta terça-feira (5).

 

Destacando a importância da soja, principal cultura do estado em termos de área e produção, Baldissera ressaltou que a produtividade média da soja no RS deve atingir 3.329 kg/ha, um aumento expressivo de 70,83% em relação à safra anterior. Esse desempenho positivo coloca a safra 2023/2024 no topo do ranking histórico, demonstrando um notável crescimento em comparação aos anos anteriores.

 

Além da soja, outras culturas também apresentam resultados promissores. O arroz irrigado, por exemplo, deverá alcançar uma produção de mais de 7,49 milhões de toneladas, enquanto o milho registra um aumento na produtividade, chegando a 32,23% em comparação com a safra anterior.

 

As projeções da Emater/RS são baseadas em uma metodologia consistente, que inclui cálculos de tendência com base na média dos últimos dez anos em cada município do estado. Essas estimativas, combinadas com informações levantadas a campo durante o período da safra, fornecem uma visão abrangente e confiável do panorama agrícola do Rio Grande do Sul.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.