05/03/2024 às 08h19min - Atualizada em 05/03/2024 às 08h19min

Imea mantém estimativa de queda para safras de soja, milho e algodão em 2023/24

Instituto mato-grossense divulga dados sobre produção agrícola no maior estado produtor do Brasil

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
foto: reprodução

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira suas estimativas para as safras de soja, milho e algodão em Mato Grosso. De acordo com o levantamento, a safra de soja para o ciclo 2023/24 é estimada em 38,44 milhões de toneladas, mantendo-se estável em relação à previsão de fevereiro. No entanto, essa cifra representa uma queda de 15,7% em comparação com o ciclo anterior, principalmente devido aos problemas climáticos enfrentados durante a temporada.

 

Apesar disso, o Imea ressalta que cerca de 15% das áreas previstas ainda estão em processo de colheita, o que significa que o rendimento final ainda está sujeito a variações. Surpreendentemente, espera-se que as áreas finais, historicamente menos produtivas, apresentem rendimentos melhores nesta temporada devido à ausência de impactos da seca extrema que afetou outras regiões do estado.

 

Quanto ao milho, cujo plantio está em andamento, o Imea manteve a previsão de safra em 43,28 milhões de toneladas, uma queda de 17,58% em relação ao ciclo anterior. O instituto destaca a importância das condições climáticas para o desenvolvimento da cultura, alertando que esses números ainda podem ser revisados conforme o avanço da safra.

 

Por fim, a safra de algodão foi estimada em 2,42 milhões de toneladas de pluma, apresentando uma ligeira queda de 0,33% em relação à previsão anterior, mas registrando um aumento de 4% em comparação com o ciclo anterior.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.