28/02/2024 às 08h51min - Atualizada em 28/02/2024 às 08h51min

​Governo precisa reconhecer crise no setor agropecuário, afirma presidente da FPA

Bancada ruralista destaca a necessidade de medidas emergenciais para enfrentar a crise de rentabilidade

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / FPA
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), enfatizou, nesta terça-feira (27), a urgência de o governo reconhecer a crise que assola o setor agropecuário brasileiro.

Lupion ressaltou a importância de o governo assumir a existência da crise e a necessidade de alocar recursos significativos para enfrentá-la, seja por meio do Plano Safra ou de medidas de seguro. Ele salientou a importância de encontrar soluções em conjunto, deixando de lado questões de culpabilidade.

Ainda não é possível determinar o montante necessário para renegociar dívidas e prorrogar financiamentos dos produtores rurais, uma vez que a safra de grãos, especialmente a colheita de soja, ainda está em andamento. Lupion destacou a disparidade entre as estimativas em relação à produção de produto no país. A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) estima safra em 135 milhões de toneladas, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sinaliza para 149,4 milhões de toneladas.

O presidente da FPA salientou que a crise de rentabilidade na agropecuária é evidente, com os preços dos grãos não cobrindo os custos de produção. Ele citou exemplos de produtores que enfrentam dificuldades financeiras devido à disparidade entre os preços de venda e os custos de produção.

O político ainda alertou que a situação atual do setor agropecuário deve se estender até os próximos anos, requerendo medidas de reequilíbrio a longo prazo. Ele destacou a importância de encontrar soluções para garantir a sustentabilidade e a viabilidade econômica dos produtores rurais brasileiros diante dos desafios enfrentados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.