A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reportou na quarta-feira (21) que a mobilização dos auditores fiscais federais agropecuários está resultando em atrasos na emissão de certificados sanitários internacionais para exportações de carnes, gerando preocupações para a indústria de proteína animal do país.
Segundo a ABPA, a operação está colocando em risco cargas vivas e comprometendo a importação e exportação de material genético, que são altamente sensíveis ao tempo de trânsito. Além disso, o retardo nas linhas de produção, decorrente do movimento dos fiscais federais, pode impactar a oferta de produtos a curto prazo.
O movimento dos auditores fiscais federais agropecuários teve início no final de janeiro, e a ABPA enfatizou que tal ação está penalizando severamente os setores de proteína animal, os quais sempre defenderam publicamente a valorização da carreira dos auditores.
A ABPA destacou ainda a disposição do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em buscar uma solução que minimize os impactos à produção de alimentos do Brasil. Ao mesmo tempo, a associação espera um total empenho por parte do governo federal para solucionar e atender às demandas dos auditores fiscais, evitando assim a continuidade de uma situação que afeta diretamente os produtores de alimentos de todo o país, sob inspeção federal.