16/02/2024 às 09h21min - Atualizada em 16/02/2024 às 09h21min

​Projeto de Lei "Desenrola Rural" propõe renegociação de dívidas para produtores rurais

Projeto busca permitir a renegociação de financiamentos do Pronaf e outros mecanismos de crédito para produtores afetados por eventos climáticos severos

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Reprodução
O Projeto de Lei conhecido como "Desenrola Rural", está em discussão na Câmara dos Deputados e visa possibilitar aos produtores rurais a renegociação de suas dívidas contraídas junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), fundos constitucionais e demais mecanismos de financiamento.

De autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), o projeto tem como objetivo primordial beneficiar os agricultores que enfrentaram dificuldades devido a eventos climáticos severos, como secas e enchentes, especialmente aqueles afetados por tais fenômenos até o ano de 2020.

Neto ressalta que a iniciativa busca estabelecer uma espécie de "Desenrola Rural", oferecendo suporte financeiro aos produtores em momentos de crise climática. Ele destaca a importância de o Estado intervir para apoiar setores vulneráveis diante do aumento da frequência e intensidade desses eventos, impulsionados pelas mudanças climáticas.

Embora inicialmente direcionada principalmente aos pecuaristas, piscicultores, pescadores e criadores de camarão em viveiros das áreas atingidas pela seca no semiárido nordestino, a proposta também contempla produtores de outras regiões do país que enfrentaram adversidades climáticas durante suas produções.

As condições para a renegociação das dívidas incluem períodos de carência de 6 a 24 meses, prazos de pagamento entre 12 e 72 meses, taxas de juros baseadas na Taxa de Longo Prazo (TLP) acrescidas de até 0,50% ao ano, além de possíveis descontos de até 50% nos juros e demais encargos, conforme critérios de renda e patrimônio a serem definidos em regulamento.

O projeto tramita em regime de urgência e pode ser analisado diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados, representando uma medida importante para mitigar os impactos financeiros enfrentados pelos produtores rurais em decorrência de eventos climáticos adversos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.