09/02/2024 às 09h22min - Atualizada em 09/02/2024 às 09h22min
Exportações brasileiras de carne suína crescem com 99,6 mil toneladas embarcadas em janeiro
Destinos asiáticos impulsionam crescimento, enquanto vendas de carne de frango seguem acima das 400 mil toneladas
- Da Redação, com ABPA
Foto: Nelson Morés / Embrapa Suíno e Aves As exportações brasileiras de carne suína continuam em ascensão, com um aumento de 11,7% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) revelam que o país embarcou 99,6 mil toneladas do produto, gerando uma receita de US$ 199 milhões.
Destacando-se como o maior importador, a China adquiriu 23,1 mil toneladas, embora esse volume represente uma redução de 44,6% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, países como as Filipinas, o Chile e Hong Kong registram aumentos significativos nas importações, indicando uma diversificação nos destinos das exportações.
No front doméstico, Santa Catarina lidera como o estado exportador mais proeminente, seguido pelo Rio Grande do Sul e Paraná.
Ricardo Santin, presidente da ABPA, destaca essa diversificação como um sinal positivo para o setor, observando o aumento da demanda em nações asiáticas e até mesmo em países das Américas, como o Chile e os Estados Unidos.
Enquanto isso, as exportações de carne de frango, embora ligeiramente menores em comparação com o ano anterior, ainda mantêm um ritmo robusto. Em janeiro, o Brasil exportou 404,9 mil toneladas do produto, gerando uma receita de US$ 683,6 milhões.
Os principais destinos das exportações de carne de frango incluem o Japão, os Emirados Árabes Unidos e a China, apesar de uma ligeira queda nas importações neste último. O Paraná continua liderando como o maior estado exportador, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, destaca a continuidade do fluxo de exportações acima das 400 mil toneladas, especialmente para o Oriente Médio, apesar dos desafios enfrentados no mercado internacional.