06/02/2024 às 09h05min - Atualizada em 06/02/2024 às 09h05min

​Brasil expande exportação de carne bovina para o Canadá após avaliação positiva

Relação comercial Brasil-Canadá ganha impulso com autorização da CFIA

- Da Redação, com Mapa
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura e Pecuária
Após uma análise detalhada realizada pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), o Brasil recebeu autorização para expandir suas exportações de carne bovina para o Canadá. A decisão, resultado do reconhecimento de regiões como zonas livres de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), marca um avanço significativo nas relações comerciais entre os dois países.

A nova autorização permite que estados como Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, 14 municípios do Amazonas e cinco de Mato Grosso possam exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o Canadá. Além disso, Santa Catarina, já habilitada para exportação, continua elegível, assim como os estados que mantêm a vacinação contra a febre aftosa.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, destacou a importância dessa decisão para o setor agropecuário brasileiro. Ele ressaltou o compromisso contínuo dos pecuaristas com os padrões sanitários e enfatizou que a qualidade reconhecida da carne bovina brasileira, aliada ao cumprimento das exigências internacionais de saúde animal, consolida ainda mais a posição do Brasil como um destaque no mercado global de exportação de carne.

Em 2023, o Brasil exportou mais de 10,541 bilhões de dólares em carne bovina, correspondendo a 2,28 milhões de toneladas. O Canadá importou US$ 39 milhões em carne bovina brasileira (8.192.380 kg), registrando um aumento de 18% em comparação com 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.