30/01/2024 às 08h38min - Atualizada em 30/01/2024 às 08h38min

​Colheita da soja na safra 2023/24 atinge 11% da área estimada no Brasil, informa AgRural

Avanço é considerado rápido, mas chuvas desafiam agricultores; plantio e colheita na safra de milho também em destaque

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação Secretária de Agricultura de Santa Catarina
A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingiu 11% da área estimada para o Brasil, conforme levantamento semanal da AgRural da última quinta-feira (25). Em comparação com a semana anterior, houve um aumento significativo, já que o índice estava em 6%. Há um ano, os trabalhos atingiam apenas 5% do território destinado ao grão.

Com exceção do Rio Grande do Sul e do Piauí, que têm calendário mais tardio e enfrentaram atrasos na semeadura nesta safra, todos os demais estados já estão com as máquinas em campo, realizando a colheita da soja.

Apesar do ritmo acelerado da colheita nesta safra, o avanço das máquinas perdeu um pouco de fôlego devido ao aumento das chuvas em diversos estados, com destaque para o Mato Grosso, onde os relatórios de produtividade confirmam frustração. Em contrapartida, as precipitações chegaram em boa hora a áreas de diversos estados que vinham enchendo grãos sob forte calor e pouca umidade, especialmente no Paraná.

Quanto à safra de milho, a colheita do milho verão 2023/24 atingiu 12% da área cultivada no Centro-Sul, um aumento em relação à semana anterior e ao mesmo período do ano passado. Já o plantio da safra de inverno de milho de 2024, a safrinha, alcançou 11% da área estimada na região até a última quinta-feira, mostrando um avanço em relação à semana anterior e ao mesmo período de 2023.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.