26/01/2024 às 09h41min - Atualizada em 26/01/2024 às 09h41min
Carne de frango ganha competitividade diante da carne bovina e suína
Preços em queda da proteína de frango em janeiro intensificam sua competitividade frente às demais carnes no mercado brasileiro
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação Ministério da Agricultura A carne de frango reforça sua competitividade no mercado brasileiro em relação à carne bovina. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que essa vantagem decorre da queda nos preços da proteína de frango em janeiro, ao passo que os preços da carne bovina se mantêm, registrando um leve avanço em relação a dezembro de 2023. Comparativamente, frente à carne suína, que apresentou uma baixa ainda mais expressiva no mesmo período, a carne de frango perdeu competitividade.
No mercado atacadista da Grande São Paulo, o valor médio do frango inteiro resfriado registrou uma redução de 2,8% de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, alcançando R$7,02 por quilo neste mês. Além do enfraquecimento sazonal da demanda nesta segunda quinzena de janeiro, os estoques elevados têm contribuído para intensificar o movimento de baixa nos preços da proteína, conforme relatam agentes consultados pelo Cepea.