26/01/2024 às 09h27min - Atualizada em 26/01/2024 às 09h27min

Plano genético quer revolucionar a pecuária leiteira

Ao explorar o potencial máximo dos rebanhos, de forma customizada, ferramenta melhora a produção e a renda da atividade

André Luiz Casagrande
Foto: Reprodução
Produzir animais mais eficientes em relação aos critérios de seleção de cada criador, de forma personalizada, colocando peso nas características genéticas de maior destaque e no retorno financeiro adequado às necessidades de produção e eficiência do pecuarista.
 
Esta é a proposta do programa GENEadvance, da ABS, empresa de inseminação artificial que desenvolveu um plano genético pioneiro que tem como objetivo revolucionar a pecuária de leite no Brasil.
 
O gerente de Contas Estratégicas Leite da ABS, Raul Andrade, informa que a ferramenta contribuiu para manter o foco na seleção, a fim de produzir animais mais eficientes e rentáveis.
 
“A partir da identificação das fêmeas, o produtor de leite utiliza tecnologias modernas e resultados validados, que ajudam a acelerar o melhoramento do rebanho”, conta.

Critérios
Ele menciona os principais critérios utilizados para a elaboração do plano genético. “Analisamos como o produtor é pago pelo leite, quais são os desafios de saúde enfrentados na propriedade, os objetivos do negócio para os próximos 5 anos. A seguir, planejamos os critérios de seleção do criador, colocando peso nas características genéticas relacionadas à produção, à saúde e à conformação que irão trazer maior eficiência ao rebanho”, detalha o executivo.
 
Ele acrescenta que as vacas com alto desempenho são inseminadas com o Sexcel, sêmen sexado da empresa, visando à reposição de fêmeas de alto desempenho. “Enquanto isso, as vacas de baixo desempenho são inseminadas com o Beef InFocus, genética de corte que se destaca na produção de bezerros com alto desempenho e valorização”, comenta.
 
Andrade considera o planejamento genético uma importante ferramenta que pode ser utilizada por pecuaristas de todos os portes: pequenos, médios ou grandes. 
 
“Ou seja, é recomendado para todos os tipos de produtores que querem obter animais geneticamente superiores, a partir de um modelo de seleção eficiente, independente de tamanho e nível de tecnificação”, esclarece e acrescenta: “O melhor é que e o planejamento genético é realizado por consultores técnicos da ABS, e seu custo é zero para o produtor.”
 
Acompanhamento
Por fim, Andrade, menciona que a execução da estratégia é acompanhada e validada por meio de assessoria personalizada, treinamento e índice exclusivo de seleção.
 
“Validamos os ganhos obtidos geneticamente, com base no plano genético estabelecido, por meio de testes genômicos, colocando o nível percentual de crescimento e o ganho efetivo em todos os índices zootécnicos da propriedade através de relatórios mensais”, finaliza.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.