05/01/2024 às 10h01min - Atualizada em 05/01/2024 às 10h01min

Caracterização da avicultura e da suinocultura brasileira

Dados publicados pela Embrapa, elaborados a partir de informações do Censo do IBGE de 2017, estão à disposição desses dois segmentos

André Luiz Casagrande
Foto: Reprodução
Informações compiladas pela Embrapa na série Documentos com a caracterização da avicultura e da suinocultura, com base em informações obtidas no Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem ser acessadas no Repositório de Dados de Pesquisa da Embrapa (Redape).

A base de dados online Redape tem como objetivo preservar e facilitar a busca por informações de pesquisas da Embrapa, referentes à avicultura e à suinocultura, além de permitir a organização, o gerenciamento e a publicação, segundo os princípios da gestão de dados científicos em todo o mundo, incluindo a acessibilidade, a transferência, a reprodutibilidade e a reutilização.

Além da divulgação do estudo na série Documentos números 240 e 241, com as caracterizações da avicultura e da suinocultura brasileira e nas cinco grandes regiões, a ferramenta digital permite fazer análises próprias até o nível geográfico por Estado, a partir do download dos conjuntos de dados, que podem ser acessados nos links:


https://www.redape.dados.embrapa.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.48432/0LU9C8  (avicultura) e https://www.redape.dados.embrapa.br/dataset.xhtml?persistentId=doi:10.48432/N6IQUO (suinocultura)
 
Mesmo passados seis anos desde a realização do Censo de 2017, para os autores da publicação, os dados apurados são fundamentais como instrumentos para a elaboração de políticas públicas e ações setoriais por parte de associações e sindicatos.
 
Para os autores, a caracterização da avicultura e da suinocultura a partir dos dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2017 traz uma visão segmentada dessas atividades, incluindo as várias dimensões dos estabelecimentos agropecuários existentes no Brasil, e mostra que esses dois setores têm o potencial de fortalecer a inteligência estratégica na Embrapa Suínos e Aves e dos seus parceiros.
 
Aves
De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, os estabelecimentos agropecuários voltados para a criação de galinhas poedeiras, matrizes, frangos e pintos superavam a marca de 2,9 milhões em todo o território nacional. Desse total, 95% tinham rebanho entre 1 e 100 cabeças, sendo voltados ao autoconsumo.
 
Além disso, 95 mil estabelecimentos (3% do total) se enquadravam como avicultura de pequeno porte e possuíam rebanhos voltados para os mercados locais e para a venda de excedentes da produção destinada ao consumo próprio. Apenas 26 mil granjas (1% do total dos estabelecimentos), que foram responsáveis por 95% da venda de ovos e 93% da comercialização de aves em 2017, formaram o segmento da avicultura industrial.
 
Suínos
Com relação à suinocultura, os dados apurados no Censo Agropecuário de 2017 revelaram que 1,47 milhão de estabelecimentos criavam suínos no Brasil naquele ano, em todo território nacional. E mais: a maioria tinha rebanho de até 10 cabeças e não comercializava animais já que a finalidade principal da produção era o consumo próprio.
 
Cerca de 256 mil estabelecimentos suinícolas detinham pequenos rebanhos de até 200 cabeças, voltados para mercados locais e para a venda de excedentes da produção destinada ao consumo próprio, constituindo o grupo chamado suinocultura de pequeno porte. Apenas 1% dos estabelecimentos, o equivalente a menos de 20 mil granjas, foi responsável por 92% da venda de suínos naquele ano, formando o segmento denominado de suinocultura industrial.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.