03/01/2024 às 14h28min - Atualizada em 03/01/2024 às 14h28min

Estabilidade dos preços do arroz em 2024, segundo o Cepea

Menores estoques sustentam valores enquanto sazonalidade da oferta pode influenciar pontualmente o mercado interno

- Da Redação, com Cepea
Imagem: Reprodução

A perspectiva para os preços internos do arroz em casca ao longo de 2024 aponta para uma tendência de estabilidade, sustentada principalmente pela redução nos estoques. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que a sazonalidade da oferta, com volumes mais expressivos entre março e abril, aliada à necessidade de reserva de recursos para pagamentos de custos, pode momentaneamente ampliar a disponibilidade doméstica e, consequentemente, exercer pressão sobre os valores. Entretanto, na entressafra, a tendência é que os preços permaneçam firmes.

 

Em relação aos custos e receitas, a perspectiva para os produtores é mais otimista em comparação à safra anterior. De acordo com as pesquisas do Cepea, os preços atuais estão nos patamares mais altos da história, considerando-se valores reais. Por outro lado, os custos foram impactados, mas isso abre a expectativa de uma margem operacional favorável.

 

No entanto, dois pontos merecem destaque neste cenário. Alguns produtores enfrentaram a necessidade de replantios e custos adicionais com operações de máquinas para preparação de áreas, devido às chuvas intensas na região Sul e à redução do potencial produtivo em alguns casos. Além disso, é crucial ressaltar que a cultura do arroz enfrenta há anos retornos baixos, tornando a possível melhoria na margem desta temporada apenas um alívio temporário para os produtores do setor.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.