18/12/2023 às 09h31min - Atualizada em 18/12/2023 às 09h31min

​Preocupações com clima impulsionam os preços da soja no mercado nacional

Perspectivas adversas na safra 2023/24 e demanda chinesa aquecida influenciam movimentos de valorização

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Na última semana, os preços da soja registraram uma reação no mercado doméstico, impulsionados por preocupações relacionadas à produtividade na safra 2023/24 devido às condições climáticas desfavoráveis. Nesta segunda (18), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicou que tais preocupações afastaram os produtores de grandes negociações no cenário spot.

Embora as chuvas recentes tenham beneficiado as atividades agrícolas no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, proporcionando um alívio para as lavouras, a umidade do solo permanece aquém do ideal para o desenvolvimento da cultura da soja.

O relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no último dia 8 revisou para baixo a previsão da produção brasileira de soja em 2 milhões de toneladas em comparação com os números de novembro. Apesar disso, a nova estimativa ainda indica um recorde de 161 milhões de toneladas. Esse ajuste reflete as adversidades climáticas enfrentadas no país.

O movimento ascendente nos preços internos da oleaginosa ao longo da semana passada também foi impulsionado por projeções que apontam para uma demanda crescente da China na temporada 2023/24. Essas expectativas alimentam a perspectiva de uma demanda robusta por soja brasileira por parte do maior consumidor global desse grão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.