Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantados nas últimas três décadas, mostram que a pecuária bovina no Brasil registrou um crescimento de 40% no rebanho em todo o país. Neste período, as regiões Norte e Nordeste foram as que mais se destacaram, com avanço superior a 100% no número de cabeças de gado nesse período.
Para contribuir ainda mais com esse crescimento, os pecuaristas da região – que é formada por 16 Estados que concentram 87 milhões de bovinos, ou 39% do rebanho nacional, estimado em 225 milhões de cabeças -, além de criadores de todo Brasil, já têm disponível o novo app para negociação de animais.
“A Negócio Animal foi criada quando dois dos sócios foram realizar uma negociação de compra e venda de um cavalo. Percebendo as dificuldades que ocorrem nesse processo, surgiu a ideia de facilitar a negociação, trazendo mais segurança e facilidade”, conta o CEO e investidor da empresa, Gustavo Pereira.
Segundo ele, a plataforma tem como proposta ajudar compradores que buscam animais para acelerar o melhoramento genético em suas propriedades, por meio de reprodutores de genética superior.
“Muitos pecuaristas têm feito longas viagens do Nordeste para o Centro-Oeste ou Sudeste em busca de bovinos. Com a nossa solução, eles vão economizar muito tempo, pois podem acessar vendedores de todo o país em poucos cliques sem precisar se deslocar, de forma totalmente segura”, destaca o CEO.
O executivo descreve a plataforma como “a solução mais prática, segura, rápida e democrática para a pecuária na compra e venda de animais, além oferecer mais possibilidades de negócios para os criadores, ampliando a área de comercialização”.
Como funciona? Pereira explica que para fazer uso da plataforma o processo é bem simples, basta o interessado baixar o app nas lojas do seu smartphone e já estará apto para analisar e escolher os animais da plataforma. “Todas as informações estão disponíveis sem cadastro e se custo”, destaca e acrescenta que,não é necessário realizar um cadastro para navegar e conhecer os animais disponíveis no app.
“Disponibilizamos a opção de comentar e favoritar animais, para facilitar uma pesquisa. Além disso, para realizar ações que envolvam dinheiro, como compra ou venda, é necessário realizar uma verificação de segurança, com prova de vida, para que todos tenham a certeza de quem realmente está negociando dentro da plataforma”, comenta.
Com o cadastro feito, o usuário está pronto para realizar negociações. Ele explica que é feita uma análise de crédito para todas as compras realizadas, para evitar a inadimplência, porém, nada impede que o animal seja comprado, caso o usuário tenha um crédito abaixo do permitido.
“O usuário poderá, ainda, comprar o animal à vista e nas negociações geramos contrato digital entre as partes, válido juridicamente. E, o mais interessante, é a ferramenta também faz a gestão dos pagamentos e recebimentos”, relata o CEO.
Na opinião de Pereira, o mercado pecuário no Brasil está muito aquecido, já que conta com um dos maiores rebanhos do mundo e muitos pecuaristas estão se adaptando às tecnologias no trabalho diário para obter melhores resultados, pois além de retorno financeiro maior, facilita o trabalho trazendo praticidade, agilidade, qualidade e bem-estar animal.
“O segmento ainda pode aproveitar muito mais as tecnologias lançadas no mercado, tendo uma perspectiva de crescimento muito grande por conta disso”, conclui o executivo.