07/12/2023 às 09h35min - Atualizada em 07/12/2023 às 09h35min
Exportações de carne bovina do Brasil caminham para o segundo melhor ano, indica Scott Consultoria
Estimativas apontam crescimento no setor impulsionado por demanda global e mudanças nas políticas de vacinação
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução As estimativas da Scot Consultoria sinalizam que as exportações brasileiras de carne bovina in natura em 2023 estão prestes a marcar um feito histórico, consolidando-se como o segundo melhor ano registrado, com um volume estimado de 2,2 milhões de toneladas exportadas.
Apesar de um declínio de 5,9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, o mês de novembro destacou-se como o melhor novembro da história das exportações de carne bovina do Brasil, com o embarque de 188 mil toneladas.
Marina Guimarães, médica veterinária e analista de mercado da Scot Consultoria, atribui esse bom desempenho a uma combinação de fatores. Entre eles, a crescente demanda global por carne bovina, a desvalorização do real em relação ao dólar e a abertura de novos mercados.
Além disso, Guimarães destaca que o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa em algumas regiões do Brasil pode ser um fator decisivo para o crescimento das exportações de carne bovina brasileira em 2024. Países como Japão e Coreia do Sul, conhecidos por suas exigências quanto à qualidade da carne importada, permitem a importação apenas de países considerados livres da febre aftosa sem vacinação. Essa mudança pode representar um aumento significativo nas exportações brasileiras para esses destinos exigentes.