06/12/2023 às 10h06min - Atualizada em 06/12/2023 às 10h06min

Ministério da Agricultura registra mais de 51 novos agrotóxicos para controle de pragas

Registro de defensivos agrícolas evidencia preocupação com práticas sustentáveis na agricultura

- Da Redação, com MoneyTimes
Imagem: Freepik

Nesta terça-feira (5), o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária publicou no Diário Oficial da União o Ato nº 52, anunciando o registro de 51 agrotóxicos, incluindo nove de baixo impacto, que estarão disponíveis para uso pelos agricultores.

 

Entre os novos produtos registrados, destaca-se uma linha de defensivos biológicos que contém uma composição de Bacillus thuringiensis e Brevibacillus laterosporus. Enquanto o Bacillus thuringiensis é comumente utilizado no controle de pragas, a presença da bactéria Brevibacillus laterosporus é inovadora, sendo aprovada para o controle de diversas pragas como Chrysodeixis includens, Tuta absoluta e Spodoptera frugiperda.

 

Outro destaque é um produto à base de extrato de Argemone mexicana, planta popularmente usada em alguns países como terapia. Este produto foi registrado para controlar pragas como Bemisia tabaci biótipo B em melão e tomate; Dalbulus maidis no milho; Euschistus heros na soja.

 

O ano de 2023 já registrou 72 produtos de baixo impacto e um total de 489 novos produtos, revelando uma crescente preocupação com práticas agrícolas mais sustentáveis. No segmento dos produtos químicos, a inovação está nas misturas de ativos já registrados, muitos equivalentes aos produtos genéricos de medicamentos.

 

O registro de defensivos genéricos visa reduzir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, impactando positivamente nos custos de produção da agricultura brasileira e promovendo um comércio mais justo.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.