23/11/2023 às 09h38min - Atualizada em 23/11/2023 às 09h38min
Senado aprova audiência pública para debater moratória da soja
Iniciativa é polêmica e contestada pelo setor produtivo, em especial o mato-grossense
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Flickr / Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Em reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) desta quarta-feira (22), foi aprovado o requerimento do senador Alan Rick (União-AC), que solicita a realização de audiência pública para debater a moratória da soja.
“A moratória da soja é uma iniciativa que tem como objetivo assegurar que a soja produzida no bioma Amazônia e comercializada pelos seus signatários esteja livre de desflorestamentos ocorridos após 22 de julho de 2008″, explica Rick.
Ele lembra que a iniciativa parte da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e que busca combater o desflorestamento associado à produção de soja na Amazônia.
No entanto, a iniciativa é polêmica e contestada pelo setor produtivo, em especial o mato-grossense, uma vez que o estado é responsável por cerca de 30% da produção nacional de grãos e possui um rebanho bovino com mais de 34 milhões de cabeças.
O governo de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou que pode cortar benefícios fiscais de tradings e empresas agrícolas aliadas à moratória da soja e da carne. Conforme ele, o acordo desrespeita o Código Florestal Brasileiro.
Diante da polêmica, a audiência pública será uma oportunidade para debater os impactos da moratória da soja e buscar soluções para conciliar a produção agrícola com a preservação ambiental.